JPMotos
Cultura prevê obras no Museu do Ceará e Theatro José de Alencar
5 de novembro de 2019 às 10:57
13
Visualizações

O Plano de Gestão 2019-2022 da Cultura do Ceará foi apresentado na manhã desta terça-feira (5), em coletiva no Palácio da Abolição. Entre as prioridades do setor estão parcerias com outros setores do governo e o restauro de espaços como o Museu do Ceará e o Theatro José de Alencar. O evento contou com a presença do secretário da Cultura, Fabiano Piúba, e da vice-governadora, Izolda Cela.

A intenção, de acordo com o plano, é que sejam realizadas parcerias com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria do Meio Ambiente do Ceará, entre outras. A modernização de espaços como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, assim como o Museu da Cultura Cearense.

Museu do Ceará — Foto: Divulgação

Museu do Ceará — Foto: Divulgação

Além disso, a apresentação do plano foi utilizada para a convocação dos concursados da pasta. Ao todo, 102 profissionais foram anunciados durante a solenidade. Agora, a Secult passa a contar com 55 analistas de cultura, 17 bibliotecários, 10 historiadores, oito analistas de patrimônio, quatro arquivistas, quatro museólogos, dois antropólogos e dois sociólogos.

Sobre o planejamento, a vice-governadora ressaltou a importância de torná-lo uma realidade. “Se a gente consegue firmar esse desenvolvimento com o planejamento na área da cultura, acaba sendo algo muito importante para o crescimento do nosso estado como um todo”, explicou.

Comemoração

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura — Foto: Divulgação/Instituto Dragão do Mar

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura — Foto: Divulgação/Instituto Dragão do Mar

A convocação dos selecionados no concurso foi realizada especialmente nesta terça (5) para lembrar do Dia Nacional da Cultura.

Uma programação especial já havia sido montada pela secretaria. Equipamentos como Theatro José de Alencar, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Porto Iracema das Artes e o Cineteatro São Luiz foram alguns dos espaços escolhidos para receber atividades com entrada gratuita para a população.

G1 Ceará

ComentáriosComentários