JPMotos
Encontrar vírus fora da Terra não seria algo a temer, dizem cientistas
23 de janeiro de 2018 às 17:47
27
Visualizações

Poderá um vírus alienígena chegar do espaço e acabar com a raça humana? Pode parecer enredo de filme de ficção científica, mas um grupo internacional de cientistas considera que vírus possam estar em todos os cantos do universo.

Em um estudo publicado pela revista Astrobiology, seus autores recomendam que nas e outras agências espaciais deem maior importância a vírus extraterrestres que, segundo eles, carecem de investigação. Ademais, sugerem que sejam criadas ferramentas para detectá-los e testar se organismos alienígenas podem ou não sobreviver às condições terrestres.

“Há mais de um século foram descobertos os primeiros vírus [na Terra] <…> finalmente podemos começar a focar além do nosso próprio planeta”, destacam.

´Não há nada que temer´

Os vírus são agentes infecciosos que se multiplicam dentro de células vivas de outros organismos. Os autores da teoria consideram que, como na Terra há mais vírus do que quaisquer outros organismos celulares, exista uma possibilidade de haver vírus também fora do nosso planeta.

Ao mesmo tempo, eles destacam que os vírus desempenham um papel muito importante na origem e evolução da vida, por isso vale a pena dissipar os temores sobre um possível futuro descobrimento de vírus alienígena. “Os vírus têm má reputação. Se encontrarmos vírus em outros planetas seria um sinal de vida, e não de algo a temer”, asseguraram.

NoticiasaoMinuto

ComentáriosComentários