JPMotos
Tomar remédio com leite faz mal ou perde o efeito? Descubra
28 de junho de 2017 às 10:03

Tomar o comprimido com algum líquido é a melhor maneira de engoli-lo sem se engasgar. Mas se você prefere beber leite ao invés de água, é melhor mudar o hábito, pois o leite pode diminuir ou até mesmo anular o efeito de certos medicamentos, principalmente antibióticos, afirma o site UOL.

Certas substâncias presentes em determinados remédios reagem com substâncias do leite, como o cálcio, formando uma terceira substância que o corpo não consegue absorver, chamada de “quelato”.

Como o corpo precisa produzir substâncias para digerir o leite, como o suco gástrico, o remédio pode perder o efeito também ao reagir com essas enzimas. Dentre os principais remédios afetados pelo leite estão a tetraciclina (que trata acne), contraceptivos orais, Digoxina e Diazepam.

Ainda segundo o UOL, chás também devem ser evitados, por terem grandes concentrações de taninos, uma substância química presente em frutos verdes, sementes e caules de plantas. Cafés, sucos e refrigerantes também entram para a conta. Para evitar efeitos colaterais, o mais indicado é, sempre, ingerir os medicamentos apenas com água. E é bom ficar atento, pois certos medicamentos precisam ser ingeridos em jejum.

139 total views, 1 views today

ComentáriosComentários