JPMotos
Ainda na UTI, Neto se comunica e faz testes para respirar sozinho
10 de dezembro de 2016 às 09:57
28
Visualizações

neto_9wfadye

O jogador Neto, um dos seis sobreviventes do desastre com o voo da Chapecoense que matou 71 pessoas, começou a se comunicar com “diálogos curtos”, informou nesta sexta-feira (9) a equipe médica no Hospital San Vicente de Rionegro, na Colômbia.

Os médicos fazem testes com o jogador para verificar se ele já consegue respirar sem a ajuda de aparelhos, já que a pneumonia foi controlada. “Ele ficou muitos dias em ventilação mecânica. Reconhece a esposa, conversa. Não é uma “conversa”. A gente indagou: tem dor? Não. Tá bem? Tô. Dói as costas? Sim”, relatou o médico intensivista Edson Stakonski.

Neto foi o último sobrevivente a ser resgatado dos escombros.”Ele tem uma fratura da vértebra lombar, conforme se movimenta, sente dor, ficou muitos dias deitado, ele é um atleta. A gente conseguiu tirar ele da ventilação mecânica, a gente acabou de desentubar ele. Nós precisamos de um tempo. Ele é um paciente de UTI, de cuidados intensivos e reavaliação de hora em hora”, acrescentou o médico. “Ele tem que aguentar ficar fora da ventilação, aprender a respirar sozinho”.

Segundo a Chapecoense, o médico do clube Carlos Mendonça, que está em Medellín avaliou como “positivas” as últimas informações a respeito dos sobreviventes. “Todos tiveram uma melhora do quadro clínico. O Alan já está caminhando, o Follmann está consciente e fazendo fisioterapia respiratória. Rafael Henzel também está consciente e falando bastante, o Neto é quem preocupa mais, mas também teve melhoras.”

O jornalista Rafael Henzel e o jogador Alan Ruschel devem ser levados para continuar o tratamento em Chapecó, no Oeste catarinense, embora a Chapecoense prefira não estimar datas. “Dentro do grupo já temos uma logística própria, queremos segurança máxima”, disse o médico.

G1

ComentáriosComentários