JPMotos
A Estação Ferroviária foi inaugurada em 1923 no município que teve a sede transferida de Umari para Baixio em 1933.
16 de agosto de 2016 às 16:45

ipaumirim estação ferroviaria 1950

As terras que hoje compreendem o município de Ipaumirim, cuja denominação antiga era Alagoinha, quando ainda era vila do município de Baixio-CE, ficam situadas no sul do Estado e fazem limites com as comunas do Icó-CE, Lavras da Mangabeira-CE, e Estado da Paraíba. Ipaumirim-CE  originou-se do município de Baixio-CE.

A ferrovia que passava por ali contribuiu para o progresso da localidade, do que lhe adveio a independência política e administrativa. O comércio com a cidade de Cajazeiras, na Paraíba, foi fator preponderante para a outorga da maioridade à vila de Ipaumirim-CE.

A crônica histórica registra que um dos primeiros habitantes da região foi o francês Joseph Aleth Doullette, que segundo o Barão de Studart, levantou as primeiras casas em Umari-CE.

A tradição popular guarda ainda o nome de Antônio Malheiros, fazendeiro abastado que foi um dos que colaboraram para a fundação do lugarejo. A matriz de São Gonçalo, situada na praça principal da cidade de Umari-CE, foi mandada construir  pelo francês Joseph.

A construção antiga, secular e, apesar das reformas, ainda guarda os traços marcantes e vivos da arquitetura colonial. O cemitério de Umari-CE originou-se do fato de Joseph ter se escandalizado da distância percorrida para realizar sepultamentos.

Partiam de Umari-CE e iam fazer sepultamentos nos sertões de Icó-CE.

Cearaemfotos

426 total views, 3 views today

ComentáriosComentários