JPMotos
Gasolina: nova política de preços da Petrobras prevê revisões mensais e confunde consumidor
13 de dezembro de 2016 às 15:56
107
Visualizações
e771d348ecc7535b28a40bb6ee278a27-preco-gasolina-01

A nova política de preços dos combustíveis adotada pela Petrobras tem deixado o consumidor confuso. Agora todo mês a estatal está reajustando os preços pra cima ou pra baixo nas refinarias. O curioso é que quando há aumento nos valores, logo o reajuste é repassado ao consumidor, mas quando há redução nos preços, dificilmente o consumidor final é beneficiado.

Os reajustes têm se tornado um quebra-cabeça para o consumidor e há quem prefira nem calcular. “Prefiro não calcular até mesmo para não me confundir mais com os preços, mas a gente vê que tem bastante divergência”, disse Sônia Nogueira, gerente administrativa. A dúvida dos consumidores é explicada. Depois de duas quedas consecutivas no preço da gasolina, a Petrobras anunciou o aumento do preço do combustível nas refinarias.

Com isso, os valores cobrados ao consumidor final devem ser alterados. Essas revisões nos preços vem sendo adotadas a cada 30 dias pela direção da empresa, uma nova política da gestão. “A cada 30 dias, a própria empresa avalia de diesel, gasolina e daquilo que ela tá comprando , se o preço está mais caro ou mais barato. Então, quando ele está mais barato, ele vende por mais barato para as distribuidoras. E quando está mais caro, ele vende mais caro”, explicou Ricardo Coimbra, economista.

Os preços seguem as tendências do mercado e leva em conta os valores dos combustíveis do mercado internacional e o câmbio monetário. “Não dá pra você saber se vai subir ou se vai cair, mas você tem a certeza de que, ele subindo ou caindo, ele vai estar mais próximo da realidade do dia a dia que não se mostrava anteriormente”, detalhou o economista.

Engana-se quem pensa que a gasolina é a vilã dos combustíveis. Hoje no Ceará ela ainda é mais vantajosa do que o etanol. O publicitário André Gurgel só usa álcool quando vê o preço bem abaixo. “Quando o posto oferece o etanol mais barato, eu costumo colocar etanol”, disse. Para entender e saber por que a gasolina sai mais em conta, é necessário um simples cálculo; dividir o valor do etanol pela gasolina. Se for superior a R$ 0,70, a gasolina é mais vantajosa.

 

TV DIARIO

ComentáriosComentários