JPMotos
Em Dezembro: Enem no Ceará será reaplicado para 432 candidatos
26 de novembro de 2016 às 10:55

20161126071042_7220_capa

A segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 ocorrerá nos dias 3 e 4 de dezembro para 432 candidatos do Ceará. Os estudantes que farão a prova nesta etapa são aqueles que deveriam ter realizado a avaliação no início deste mês, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Benfica, em Fortaleza, mas devido à ocupação do prédio tiveram a data da prova alterada. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) alega que, por motivos de segurança, desta vez, não revelará os locais de prova. Apenas os estudantes terão acesso à informação.

Desta vez, de acordo com o Inep, a avaliação ocorrerá novamente em 22 estados e no Distrito Federal. Ao todo, 165 municípios do País terão Enem no próximo fim de semana em 418 locais de prova. Minas Gerais (83), Paraná (80) e Bahia (63) são os estados que tiveram o maior número de locais de prova alterados. No Ceará, a aplicação será concentrada em Fortaleza e acontecerá em um local só. No Brasil inteiro, 277.622 inscritos deverão fazer a prova, desta vez.

Alteração

A estudante cearense Pâmela Bessa, aluna do 3º ano da escola Liceu de Messejana, que neste mês chegou a ir até a Faculdade de Educação para realizar o exame e só soube da alteração quando chegou ao local, diz que a mudança de data “a desmotivou um pouco”. Isto porque, segundo ela, o ritmo de estudo “foi quebrado durante este período que supostamente seria de vantagem para quem teve o dia do exame mudado”.

“Eu me senti prejudicada e acho que perdemos o foco, porque até as aulas do cursinho são voltadas para o exame em novembro”, explica a estudante. Pâmela, que pretende cursar Publicidade, realizará o Enem pela segunda vez. Nesta semana, Pâmela teve acesso ao novo local de prova, que segundo ela, é uma escola particular localizada no bairro Cidade 2000.

O Inep ressaltou ainda que as regras a serem aplicadas nos dias 3 e 4 de dezembro são as mesmas seguidas pelos participantes que realizaram o exame neste mês de novembro. Os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas terão início às 13h30. O horário a ser seguido é sempre o oficial de Brasília.

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada e a redação. No dia 3 de dezembro, a prova terá duração de 4h30 e incluirá as Ciências Humanas e suas Tecnologias e as Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo (4), o exame deve durar 5h30 e terá além da redação, questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Cada participante deve levar caneta esferográfica de material transparente e tinta preta. Para ter acesso ao local de prova, o candidato deve portar documento de identificação original com foto válido e o Cartão de Confirmação da Inscrição.

FIQUE POR DENTRO

MEC irá anunciar mudanças nas próximas provas

Após a segunda aplicação da provas do Enem, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep deverão anunciar oficialmente propostas de mudança no exame. Nesta semana, algumas alterações foram adiantadas pela presidente do Inep, Maria Inês Fini, em uma reunião do Conselho Nacional de secretários de Educação.

Segundo ela, o Inep estuda formas de adequar o Enem à reforma do ensino médio, que consta na Medida Provisória 746/2016. Dentre as alterações está o cancelamento do uso do Enem para certificação de conclusão do ensino médio e a exclusão dos chamados candidatos “treineiros” – estudantes do ensino médio que fazem o exame só para treinar.

Fonte: Diário do Nordeste

ComentáriosComentários