JPMotos
Fenômeno: Chuva de granizo atinge distrito de Russas; já é o quinto registro no Ceará
11 de janeiro de 2018 às 16:59
11
Visualizações

O fenômeno da chuva de granizo aconteceu novamente no interior do Ceará. Dessa vez, a cidade de Russas (distrito de Tourão), mais próxima do Litoral, foi atingida. Já é a quinta cidade que registra este tipo de precipitação. Parambu, Missão Vilha, Massapê e Santana do Cariri tiveram a “chuva de gelo”, nas últimas três semanas. Moradores registraram o acontecimento em vídeo.

Segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) Raul Fritz, a chuva aconteceu na última terça-feira, 9, por volta das 16 horas. Conforme o especialista, a clima atual permite a formação da nuvem Cumulonimbus, que tem um topo muito frio e se move muito, resultando na formação de pedras de gelo, que vão de encontro ao solo.

“Pode acontecer em qualquer área do Ceará. Esse tipo de nuvem é formada com frequência, geralmente os cristais caem em forma líquida, mas é possível a formação do granizo, incomum no Ceará, em situações meteorológicas especiais”, afirmou. Raul não descarta a possibilidade de mais localidades serem atingidas pelo fenômeno.

No vídeo, é possível ver a surpresa e emoção dos moradores. “Pedra de gelo chovendo aqui no Ceará. Rapaz, olha aí!”, exclama um dos populares.

Fonte: O Povo

ComentáriosComentários