JPMotos
Ministério Público realiza ato contra a corrupção e impunidade
5 de dezembro de 2016 às 10:19
26
Visualizações

20161205085012_1308_capa

Procuradores e promotores de Justiça participaram de manifestação em Fortaleza, na Praça Portugal nesse domingo (04), em defesa do fortalecimento do Ministério Público e do Judiciário, contra a corrupção e a impunidade.

Vestidos com camisas onde se lia “Punir juízes e promotores que combatem a corrupção? Diga Não!!!! MP e Judiciário fortes, sociedade protegida”, os membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) alertavam a população sobre as tentativas de enfraquecer os mecanismos de punição da corrupção.

O MPCE entende que as emendas aprovadas pelo Plenário da Câmara dos Deputados, no último dia 30 de novembro, afrontam o exercício independente e imparcial das atribuições reservadas constitucionalmente ao Ministério Público, o que representa graves ameaças ao exercício das atividades de promotores, procuradores e magistrados, bem como à democracia e à cidadania.

O procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Barroso Rios, afirma que a participação na manifestação é apartidária, tendo como único objetivo defender as “10 Medidas contra a Corrupção”, que teve amplo apoio da sociedade civil, com mais de 2 milhões de assinaturas. Ele explica que a Câmara dos Deputados retirou as principais medidas de combate à corrupção, substituindo-as por outras destinadas a retaliar e a prejudicar o trabalho realizado pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário na responsabilização de agentes públicos e privados pela prática de crimes.

Nesta segunda-feira, dia 5, às 14 horas, o PGJ-CE se junta aos demais procuradores-gerais do Brasil em reunião com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para novas deliberações quanto a possíveis medidas a serem adotadas pelo MP Brasileiro contra a descaracterização do projeto de lei contra a corrupção.

Por João Boaventura Neto
Com Parceria Site Miséria.com.br

ComentáriosComentários