JPMotos
Pedra Branca registra a maior chuva da história da cidade, com 172 milímetros
11 de janeiro de 2020 às 10:41
211
Visualizações

O município de Pedra Branca, no Sertão Central do Estado, registrou entre 7h da quarta-feira-feira (8) e 7h desta quinta-feira (9) a maior chuva da série histórica da cidade. A informação é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Segundo o órgão choveu 172 milímetros no Posto Açude Trapia. As outras três maiores precipitações no município haviam acontecido há 15 anos, no ano de 2005, com (150 milímetros), (147 milímetros) e (139 milímetros), respectivamente. No balanço de chuvas do ano, depois de Pedra Branca aparecem Tamboril (139 milímetros) registrada no dia 9 de janeiro e Farias Brito (122 milímetros), no primeiro dia de 2020.

No balanço de chuvas em todo o Ceará referente ao intervalo entre quarta e quinta-feira há, até o momento, registros em, pelo menos, 98 municípios. Os maiores acumulados além de Pedra Branca foram em Tamboril (139 milímetros), Itapipoca (107 milímetros), Croatá (106,8 milímetros) e Crateús (94 milímetros).

Em Morada Nova a chuva de 32, 6 milímetros foi o suficiente para alagar ruas e avenidas. Os moradores tiveram dificuldades para deixar suas casas. O trânsito em alguns trechos ficou complicada.

Maiores chuvas do dia no Ceará
Em milímetros
A Funceme afirma que, de modo geral, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) segue atuando em todo o estado principalmente para as próximas 48 horas, com acumulados de chuvas significativos.

De quinta-feira até sexta-feira à noite, algumas áreas merecem destaque, tais como: Faixa Litorânea, Litoral Norte e Serra da Ibiapaba, com chuvas podendo ser moderada a forte em algumas áreas. A tendência é de diminuição das chuvas no final de semana.

Previsão para os próximos dias em todo o Estado

Quinta-feira (9):

  • Nublado com eventos de chuva em todas as regiões.

Sexta-feira (10):

  • Nublado com eventos de chuva em todas as regiões.

Sábado (11):

Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais áreas, chuva isolada.

Tempo nublado em Itapiúna, no interior do Estado. — Foto: Reprodução/Sistema Verdes Mares

Tempo nublado em Itapiúna, no interior do Estado. — Foto: Reprodução/Sistema Verdes Mares

Previsão para os próximos dias apenas em Fortaleza

Quinta-feira (9):

  • Predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva.

Sexta-feira (10):

  • Nebulosidade variável com eventos de chuva.

Sábado (11):

  • Predomínio de nebulosidade variável com possibilidade de chuva pela manhã.
ComentáriosComentários