JPMotos
Apelo ao meu Padim: De Cajazeiras à Juazeiro, cavaleiros marcham em prol das Obras do Velho Chico
20 de dezembro de 2016 às 11:02
21
Visualizações

20161219173021_8839_capa

Uma cavalgada partindo de Cajazeiras – PB, e do Rio Grande do Norte na última quinta-feira (15) chegou nesse domingo (18), à Juazeiro do Norte. A “Cavalgada da Redenção”, promovida pela 6ª Batalhão da Polícia Militar de Cajazeiras, serviu para chamar atenção das autoridades para a conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco.

Percorrendo estradas de barro e caminhos entre serras, cerca de 50 cavaleiros marcharam 200km durante os quatro dias no trajeto que se encerrou na estátua do Padre Cícero, no Horto, ao meio dia deste domingo.

Aos pés da estátua, o coronel Cunha, um dos organizadores da marcha, fez um discurso em tom de protesto reivindicando pressa na integração do Velho Chico. “Muitas cidades em nossos estados estão vivendo um colapso de água, estamos morrendo de sede e precisamos de uma garantia hídrica que só virá com a conclusão das obras”, disse.

20161219174113_meio

Coronel Cunha (de óculos), um dos organizadores da marcha (Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria)

O viés político-social da manifestação também manteve cunho religioso. De chapéu na mão, os integrantes do ato pediram a intercessão do Padre Cícero para sensibilizar os órgãos competentes e exigiram a “transposição, já”.

De acordo com informações do Governo Federal, o Projeto de Integração do Rio São Francisco garantirá a segurança hídrica a mais de 12 milhões de pessoas no Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

20161219174401_meio

Trajado de vaqueiro aos pés do Padre Cícero sertanejo acredita na chegada das águas (Foto: Normando Sóracles/Agência Miséria)

Canais oficiais do governo informam ainda que até o final do ano pretende-se alcançar índice de conclusão de 95,6% das composições, indicativo que possibilitará o abastecimento de cidades paraibanas já em 2017. O reservatório de Jati, no Ceará, deve ter água em agosto do próximo ano. A distribuição para o Rio Grande do Norte só deve ser efetuada em dezembro do ano que vem.

Veja vídeo da chegada dos cavaleiros a Juazeiro

 

Com Parceria Site Miséria.com.br
Por Felipe Azevedo

 

ComentáriosComentários