JPMotos
Guarda Municipal de Fortaleza receberá mais 320 guardas municipais para as novas Torres de Segurança Comunitária
26 de fevereiro de 2019 às 16:59
21
Visualizações

GMF 1

Novos guarda vão atuar na prevenção à violência nas novas Torres de segurança na Capital

Uma boa notícia para a Segurança Pública da Capital cearense foi dada nesta segunda-feira (25). Cerca de 320 candidatos aprovados no concurso da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) deverão ser contratados até outubro próximo. A autorização partiu do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), após uma reunião, ontem à tarde, com o vice-prefeito da cidade e coordenador do Programa Municipal de Proteção Urbana (PMPU), Moroni Bing Torgan (DEM).

Do encontro, participaram também os secretários da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec), Antônio Azevedo Vieira; do Planejamento e Gestão (Sepog), Philipe Nottingham; e o titular da Secretaria Municipal de Governo (Segov), Samuel Dias.

A nova turma de guardas municipais será toda empregada nas Células de Proteção Comunitária (torres) do PMPU que serão instaladas na Capital nos próximos meses, entre elas, a que ficará responsável pelo monitoramento e coordenação do novo modelo de segurança a ser implantado no Centro de Fortaleza, conforme anunciado por Roberto Cláudio e Moroni Torgan em reunião, na semana passada, com os empresários da Câmara dos Dirigentes Lojistas da Capital (CDL/Fortaleza).

Os 320 candidatos a serem convocados pela Prefeitura são os remanescentes da Turma Dois (T2) do concurso para a Guarda. Conforme o secretário Azevedo Vieira, todos os candidatos já passaram pelo Curso de Formação Profissional da GMF e ao serem convocados já a partir do próximo mês passarão pelo Curso de Tiro, receberão os portes de armas e serão empregados no trabalho das Células.

À princípio, serão convocados 40 candidatos em março. Em seguida, 40 em abril, 40 em julho, 40 em agosto, 40 em setembro, e mais 120 em outubro. Esse calendário da convocação, todavia, poderá ser alterado conforme o calendário de implantação das novas Células do PMPU na cidade.

Novas torres

A próxima Torre de Segurança a ser inaugurada pela Prefeitura de Fortaleza é a do bairro Canindezinho, no Grande Bom Jardim. A entrega do equipamento acontecerá em março, logo após o Carnaval. À exemplo das que já estão em funcionamento (nos bairros Jangurussu, Goiabeiras, Vila Velha, Barra do Ceará e Caça e Pesca), a Célula vai monitorar as ruas e avenidas do bairro com cerca de 40 câmeras, além de drones, policiamento em motocicletas e viaturas, durante 24 horas. O efetivo é formado por guardas municipais e policiais militares.

Nas comunidades onde as torres já funcionam, a queda nas taxas da criminalidade foi contundente, especialmente no quesito dos Crimes Violentos, Letais e Intencionais (CVLIs), com redução de até 55 por cento dos homicídios a partir da instalação dos equipamentos e na comparação entre 2017/2018.

Com Informações Fernando Ribeiro

ComentáriosComentários