JPMotos
Nova unidade prisional deve zerar número de detentos nas delegacias, diz Camilo Santana
12 de novembro de 2016 às 12:36

20161111175039_7665_capa

O Governo do Estado inaugurou, nesta sexta-feira (11), o Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis), unidade prisional no município de Itaitinga.

Com a nova unidade, que tem capacidade para 1.016 internos, o governador Camilo Santana espera zerar o número de detentos nas delegacias do Estado. “Até pouco tempo atrás, nós tínhamos 1.300 presos nas delegacias. Com a inauguração dessa unidade, a nossa meta é zerar o número de presos nas delegacias até o final do ano”, afirmou.

Para o secretário da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), Hélio Leitão, “a ideia é fazer dessa unidade, uma referência de trabalho e estudo”.

Essa é a maior unidade prisional do Estado e tem mais de 13 mil m2 de área construída. Ao todo, são 180 celas, alojamentos, pavimento térreo com seis galpões, salas de atendimento aos familiares e internos, parlatório, duas quadras poliesportivas cobertas e oito solários.

A obra foi financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e custou R$ 26 milhões.

O Cepis será a primeira unidade do estado com equipe de trabalho mista, contando com agentes penitenciários masculinos e femininos atuando juntos.

Oficinas de trabalho

Os galpões da unidade prisional serão ocupados por empresas privadas que levarão unidades oficinas de trabalho. No momento, três já estão ocupados com as empresas D’Noite, que fabrica roupas para dormir; Vicunha Têxtil, que atua na produção de tecidos; e Siker, que produz de artigos esportivos.

Além do trabalho, a Coordenação de Inclusão Social do Preso e do Egresso da Sejus (Cispe) leva ao Cepis os projetos de capacitação “Mãos que Reciclam”, “Mãos Livres”,
“Fabricando Oportunidades” e “Vida que Segue”. Ao todo, cerca de 600 internos são beneficiados com as oficinas de trabalho e de projetos variados, que vão da confecção de bolas, pastas, até cadeira de rodas.

Fonte: Diário do Nordeste

182 total views, 3 views today

ComentáriosComentários