JPMotos
Guilherme Landim refuta Heitor Freire e dá novo prazo para transposição no Cariri
9 de agosto de 2019 às 10:20
23
Visualizações

Contrariando o anúncio feito pelo ministro Gustavo Canuto, da Integração, e pelo deputado federal Heitor Freire (PSL), o deputado estadual Guilherme Landim (PDT) disse ontem, na Assembleia, que as águas da Transposição do Rio São Francisco só chegam ao Ceará em 2020.

Freire havia dito e postado em redes sociais que no dia 30 de agosto acionará durante solenidade junto ao ministro, a estação de bombeamento de Negreiros, em Salgueiro (PE), que leva a água até Jati, no eixo Norte. No vídeo, ele comemora o fim da seca no estado e a chegada das águas ainda este mês.

Em pronunciamento, Guilherme reiterou as datas de enchimento das barragens, afirmando que as águas do Velho Chico só chegam ao Ceará em 2020 – como foi previsto no relatório da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco, na qual é Presidente.

Sendo iniciado em 30 de agosto o bombeamento para o primeiro dique, apenas em 20 de março de 2020 é que a água começa a ser armazenada na barragem cearense e só em 11 de abril é que alcança nível para ser liberada para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). 

“Se nós não tivermos pronto o Cinturão das Águas, pelo menos os dois trechos emergenciais, não adianta de nada a água chegar à barragem de Jati. Queremos sensibilizar o Governo Federal de que a disponibilização dos recursos é urgente. Faltam apenas 9% para finalizá-los, se esse dinheiro não chegar agora, com inverno do ano que vem há grandes riscos para a qualidade da obra”, defendeu Landim.

Por Felipe Azevedo/ Agência Miséria
Miséria.com.br

ComentáriosComentários