JPMotos
Temer e Moraes planejam força-tarefa contra facções nesta terça
18 de janeiro de 2017 às 12:57

20170117070513_9072_capa

O presidente Michel Temer se reúne nesta terça-feira (17), a partir do meio-dia, no Palácio do Planalto, em Brasília, com órgãos de inteligência do governo federal, para tentar montar uma força-tarefa contra as organizações criminosas que atuam dentro das penitenciárias brasileira e já causaram a morte de mais de 100 presos, desde o início do ano, durante rebeliões.

Segundo informações do portal G1, também na manhã desta terça, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, receberá os secretários de Segurança Pública dos estados. O objetivo é debater a implementação do Plano Nacional de Segurança, lançado pelo governo há cerca de dez dias.

Ao longo das últimas duas semanas, rebeliões foram registradas nos estados do Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte. Segundo as autoridades de segurança pública, os motins seriam motivados pela briga entre duas facções criminosas, a Família do Norte (FDN), que comanda o tráfico na região Norte do país, e o Primeiro Comando da Capital (PCC), que lidera a venda de drogas no Sudeste.

Com o agravamento da crise, a Procuradoria Geral da República já abriu processos para apurar os sistemas penitenciários e, dependendo da avaliação, poderá até pedir intervenção federal ao Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os pontos que deverão ser discutidos na reunião desta terça no Ministério da Justiça estão aqueles que preveem a implementação em conjunto com os governos estaduais, entre os quais o mapeamento do sistema penitenciário e das zonas violentas.

Segundo a pasta, Moraes e os secretários estaduais deverão discutir, ainda, a instalação dos núcleos de inteligência, nos quais serão reunidas forças policiais e de investigação.

Notícias ao Minuto

24 total views, 1 views today

ComentáriosComentários