JPMotos
Devoção: Paróquia Nossa Senhora das Dores celebra centenário
10 de janeiro de 2017 às 16:31
35
Visualizações

20170110135545_9121_capa

Criada em 1917, a Paróquia de Nossa Senhora das Dores completará 100 anos de missão no dia 17 de janeiro. Para celebrar a data, uma programação especial foi montada com missas, carreatas, procissões e homenagens a religiosos que fizeram parte da história da paróquia centenária. De 15 a 20 de janeiro, os devotos da padroeira de Juazeiro do Norte são convidados a participar da programação solene, que deve contar com a presença de muitos romeiros durante as celebrações.

A primeira paróquia de Juazeiro do Norte é um dos principais centros de peregrinação e local de parada obrigatória dos romeiros devotos do Padre Cícero e da Mãe das Dores. “A paróquia, além de ser a primeira de Juazeiro e ser carregada de histórias, tem uma arquitetura belíssima que encanta aqueles que a visitam. É um local onde os fiéis podem sentir de perto o amor da Mãe das Dores pelos seus filhos. São muitos os motivos que fazem desse local um santuário especial e é por conta disso que a paróquia acaba atraindo visitantes durante o ano inteiro. Os romeiros fazem questão de vir aqui, assistir a missa e registrar a visita através de fotografias”, conta o vigário paroquial.

Para a romeira alagoana Maria das Dores da Costa, vir a Juazeiro e visitar a paróquia é algo que já se tornou uma tradição. “Quando eu chego em Juazeiro, a primeira coisa que eu faço é vir aos pés da Mãe das Dores e agradecer pela viagem sossegada. Faço questão de assistir as missas aqui e, quando vou embora, peço a proteção de um retorno tranquilo. Ela, como boa mãe, sempre me ouve. Tenho um carinho especial por essa paróquia e sempre que posso colaboro para deixá-la sempre bonita para receber seus fiéis”, diz Maria das Dores.

A expectativa é de que milhares de romeiros participem da programação especial do centenário. “Iniciaremos a programação no dia 15, com uma grande carreata pelas ruas, às 16h. Em seguida, às 19h, teremos a missa de abertura. Nos dias seguintes, teremos visitas e celebraremos o tríduo festivo. No dia 20, encerrando a programação, teremos a missa do Padre Cícero, às 6h, e a grande procissão saindo da Capela do Socorro, às 18h, com todas as paróquias de Juazeiro. A festa será encerrada com uma missa que será celebrada às 19h, aqui na nossa paróquia, e deve contar com milhares de romeiros e fiéis aqui de nossa cidade”, explica o Padre Antônio Romão.

Fonte: Jornal do Cariri

ComentáriosComentários