JPMotos
Envolve 32 municípios: Diocese de Crato celebra 103 anos de evangelização
21 de outubro de 2017 às 13:27

Criada pelo Papa Bento XV, a diocese de Crato completou 103 anos de evangelização na Região do Cariri nessa sexta-feira (20). Atuando em um espaço geográfico que contempla 57 paróquias e três áreas pastorais espalhadas em 32 municípios, o número de habitantes já passa de 1 milhão, segundo dados colhidos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A Catedral Nossa Senhora da Penha é a Igreja Mãe da diocese e foi nela que os fiéis glorificaram a Deus, ao final da tarde dessa sexta- feira, dia 20 de outubro, com a missa solene presidida por dom Gilberto Pastana. “Celebrar os 103 anos nos remonta ao compromisso que todos nós temos que assumir de vivenciar mais a nossa fé”, disse o bispo durante a missa.

Como padre da diocese há 23 anos, o vigário geral e cura da Catedral, padre José Vicente Pinto, disse que através desta celebração, que é única apesar de se repetir a cada ano, ele se sente envolvido com a história iniciada em 1914, como também parte integrante dela. “Hoje a gente que responsável pela Igreja tem a incumbência de fazer viva esta memória para nós da diocese, para todo o povo e toda a Igreja”, destacou.

Pastana lembrou ainda personalidades como o Padre Cícero Romão Batista e de Benigna Cardoso, que ele intitulou Serva de Deus. “Com 103 anos de história, a diocese de Crato é caracterizada por ser missionária e romeira, na missão de fazer com que o evangelho chegue a todos os povos, se doando para fazer com que os valores evangélicos prevaleçam e na luta pelos mais pobres”, disse.

Ao final da celebração dom Gilberto convidou o padre José Vicente para ler para a assembleia a “Nota de Repúdio”, emitida pelos bispos do Ceará durante a reunião do Conselho Episcopal.

Confira a nota AQUI

Por João Boaventura Neto
Com Parceria Site Miséria.com.br

93 total views, 1 views today

ComentáriosComentários