JPMotos
Pesquisa alerta: remédios Diclofenaco e Ibuprofeno elevam risco de infarto
4 de abril de 2017 às 12:10

Medicamentos usados no combate a inflamações e dores, contendo diclofenaco e ibuprofeno, podem aumentar o risco de sofrer um ataque cardíaco, segundo estudos recentemente publicados no European Heart Journal.

Esses efeitos já foram apontados em pesquisas anteriores, que associavam o uso de anti-inflamatórios não esteroides, ou Aines, com o aumento do risco de infarto, especialmente entre pessoas que já sofrem com doenças cardiovasculares, como hipertensão.

O ibuprofeno aumenta em até 31% o risco de quem ingere medicamentos à base deste composto, já remédios com Diclofenaco chegam a aumentar em até 51% o risco de sofrer uma parada cardíaca.

Uma das preocupações dos especialistas é o fato da população ter fácil acesso a esse tipo remédios, sem necessitar receita médica. Em alguns países esses medicamentos são vendidos até em mercados e postos de gasolina.

“Permitir que esses medicamentos sejam adquiridos sem receita médica e sem qualquer conselho ou restrição envia uma mensagem ao público de que eles são seguros”, afirma Gunnar Gislason, professor da Universidade de Copenhague e coautor do estudo, em uma nota da Sociedade Europeia de Cardiologia, segundo matéria publicada no UOL.

No Brasil as bulas dos medicamentos que possuem diclofenaco e ibuprofeno em suas fórmulas alertam que esses remédios devem ser usados com cautela em pacientes com histórico de problemas cardíacos.

Catraca Livre

326 total views, 2 views today

ComentáriosComentários