JPMotos
13º salário pode injetar cerca de R$ 211 bilhões na economia
28 de novembro de 2018 às 12:18
45
Visualizações

Pagamento previsto para a próxima sexta-feira (30), o 13º salário deve injetar cerca de R$ 200 bilhões na economia brasileira até o final do ano. A estimativa é do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), segundo o qual o valor equivale a aproximadamente 3% do PIB nacional.

“A entrada do benefício extra para os trabalhadores que atuam no mercado formal deve aquecer a economia e dar um fôlego para os comerciantes no fim deste ano e no início do próximo, mesmo levando em conta que muita gente deve usar parte do dinheiro para pagar dívida atrasada”, analisa a professora de economia da Faculdade Mackenzie Rio, Michelle Nunes.

Segundo ela, a época natalina é a que mais movimenta dinheiro na economia e quando há maior circulação da moeda nacional. “Parte dos recursos do 13º salário deve ficar nas capitais que concentram a maioria dos empregos formais, de aposentados e pensionistas, que é o Sudeste, seguido do Sul do país”, analisa.

O pagamento do 13º pode ser feito em duas parcelas. Por lei, a primeira deve ser depositada até 30 de novembro. O prazo máximo para a empresa depositar a segunda é no dia 20 de dezembro.

NoticiasaoMinuto

ComentáriosComentários