JPMotos
Freguês em Copas, Chile dificultou jogos recentes com o Brasil
10 de outubro de 2017 às 10:24

A Seleção Brasileira deixou de ter facilidade contra o Chile nos últimos encontros. O rival da equipe de Tite da noite desta terça-feira, no Palestra Itália, na última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo, tem um histórico recente de jogos duros contra o time nacional.

No primeiro turno das Eliminatórias, por exemplo, o Chile impôs ao Brasil a sua primeira derrota em estreias na competição: 2 a 0 em Santiago. Eduardo Vargas, aos 26, e Alexis Sánchez, aos 44 minutos do segundo tempo, garantiram o triunfo chileno. O Brasil era dirigido por Dunga, que não contou com Neymar, suspenso.

Os chilenos também deram um sufoco no Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014, disputada em território brasileiro. No Mineirão lotado, mesmo estádio da humilhante derrota por 7 a 1 para a Alemanha, David Luiz abriu o placar, mas Aléxis Sánchez igualou. O jogo se arrastou até a disputa por pênaltis, com direito a um chute na trave de Pinilla nos minutos finais da prorrogação.

Quando se trata de Copa do Mundo, entretanto, o Brasil tem total domínio sobre o Chile. Os times se enfrentaram quatro vezes em Mundiais, sempre com resultados favoráveis aos brasileiros.

O primeiro duelo ocorreu nas semifinais de 1962, em Copa do Mundo sediada pelo próprio Chile. Com uma das melhores gerações de toda a sua história, a seleção chilena ameaçou dificultar a partida. Porém, o Brasil tinha Mané Garricnha, que desequilibrou o confronto e anotou duas vezes na vitória por 4 a 2. Vavá completou o marcador.

Quem esteve presente no Estádio Nacional de Santiago assegura que Garrincha teve uma das melhores atuações individuais da história de uma Copa do Mundo. Ele, no entanto, seria expulso após se envolver em uma confusão com os chilenos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) conseguiu uma manobra jurídica para escalá-lo na final contra a Tchecoslováquia e comemorar o bicampeonato mundial.

Gazeta Esportiva

152 total views, 1 views today

ComentáriosComentários