JPMotos
Dia de Finados é celebrado no mundo em diferentes datas e rituais
2 de novembro de 2018 às 07:37
52
Visualizações

O Dia de Finados é lembrado em diversos países, que celebram a data em expressões distintas, que refletem suas referências culturais e religiosas. Confira alguns exemplos.

México
A festa começa em outubro e se chama  de “Día de Muertos”. A imagem das caveiras, representadas em  fantasias, alegorias e maquiagem, lembra que as diferenças sociais não significam nada.

Espanha
A celebração do “Dia de Todos os Santos” (1º de novembro) serve para honrar santos e mártires. A exemplo do Brasil, as pessoas visitam os parentes mortos em cemitérios e levam flores e velas.

Japão
A data é chamada de Obon e ocorre entre julho e agosto dependendo do calendário lunar. Ancestrais são reverenciados em danças e músicas, túmulos são limpos e lanternas são acessas para guiar os mortos ao céu.

No Japão, lanternas guiam os mortos rumo ao céuReprodução

Guatemala
Raias gigantescas são exibidas no Dia de Todos os Santos (1º de novembro). Cada pipa representa a alma de um morto. Nas ruas, os papagaios decoram os céus. As lápides são coloridas.

Haiti
Tambores são tocados durante toda a noite para que o Senhor dos Mortos, conhecido como Baron,  acorde. O vodu é a religião dominante do país e inspira os rituais.

China
A data é reverenciada no dia 5 de abril, marcada pela ida aos cemitérios, onde são realizados piqueniques em meio a enfeites com flores e coroas. O objetivo é celebrar a continuidade da vida após a morte.

Coreia do Norte
Em um dos países mais fechados do mundo, os mortos são lembrados no Dia de Ações de Graças, quando os norte-coreanos oferecem alimentos aos finados e buscam celebrar a vida, agradecendo por tudo que possuem.

El Salvador
Os salvadorenhos promovem um desfile chamado de La Calabiuza. Durante a marcha, os participantes incorporam personagens do folclore do país que já morreram. Os jovens usam máscaras, em referência a figuras indígenas.

Bolívia
Ocorre no dia 9 de novembro. O agradecimento pela proteção dos mortos é feita por meio de presentes como álcool e folhas de coca. Os bolivianos também vestem as caveiras de seus parentes com roupas.

Peru
O Dia de Finados é comemorado no dia 1º de novembro. A exemplo dos mexicanos, as pessoas pintam os rostos de caveira. O curioso é que elas festejam a data saindo às ruas de bicicleta em homenagem aos mortos.

ComentáriosComentários