JPMotos
Maré baixa revela tesouro arqueológico em praia de SP; veja
11 de setembro de 2017 às 18:35

maré baixa no litoral de São Paulo revelou mais um achado arqueológico: um barril feito de madeira e ferro. O objeto surgiu na Praia do Tombo, no Guarujá, na manhã deste domingo (10), e atraiu a atenção de especialistas, moradores e turistas.

No dia 22 de agosto, os detroços de uma embarcação com mais de 50 metros de comprimento ficaram visíveis na orla de Santos. Especialistas levantaram a hipótese de que seja parte de um veleiro inglês que naufragou na região há mais de 120 anos.

“A Arqueologia frequentemente lida com esses achados inesperados. Nós sabemos que estamos em uma zona de potencial, de naufrágios, mas esses vestígios são encontrados ao acaso. Encontrar uma coisa dessas é muito legal. É um achado gratificante. É como uma mensagem do passado”, explicou ao “G1” a professora de História e arqueóloga Marília Oliveira Calazans, que esteve no local.

Notícias ao Minuto

Contudo, a especialista pontuou que ainda não é possível saber qual é a procedência do barril. Uma equipe de arqueólogos deve analisar a peça para obter mais informações. “Se a hipótese do naufrágio estiver correta, pode ser que outros vestígios do mesmo acidente estejam dispersos em outros locais. Pode ser que peças do mesmo naufrágio já estejam em algum museu. Os documentos históricos ajudam, mas retirar o barril seria importante para o trabalho arqueológico, para a análise química, ou até mesmo para ver se há alguma marca do fabricante. Mas é preciso preservar o contexto, fazer com cuidado, na maré baixa, pouco a pouco, para a atividade não destruir a pouca informação que sobrou. Mas é um mistério, por enquanto, o que é mais emocionante”, conclui.

Noticias ao Minuto

329 total views, 1 views today

ComentáriosComentários