JPMotos
Águas do São Francisco: Com 98% concluído, eixo da Transposição em Brejo Santo se prepara para receber o Velho Chico
29 de março de 2017 às 06:53

A TV Miséria esteve no último domingo (26), no trecho das obras da Transposição do Rio São Francisco que passa por Brejo Santo. A reportagem especial mostra com detalhes e exclusividade, as barragens, túneis e uma geradora de energia, partes do eixo Norte (N2) do projeto que, com 98,4% concluída. As águas devem chegar no segundo semestre.

A equipe de reportagem contou com a colaboração de Cleidson Rangel, proprietário de terras por onde passa a transposição. No vídeo, ele explica com detalhes qual será o caminho das águas do “Velho Chico” até chegar no seu destino final.

O trajeto dos eixos é dividido por metas. No lado do norte, há a Meta 1N, com 140 km, que vai da captação do São Francisco em Cabrobó (PE), até Jati. Esse trecho está 92,3% concluído. Já a Meta 2N, que se estende por 39 km, inicia em Jati e se encerra em Brejo Santo – este é o trecho visitado pela equipe da TV Miséria e apresente 98% de conclusão.

Com 81 km de extensão e 98% de execução física, a Meta 3N começa em Brejo Santo e vai até Cajazeiras (PB), passando por Mauriti, Barro, Monte Horebe (PB), São José de Piranhas (PB) e Cajazeiras.

Mapa da Transposição do Rio São Francisco, Eixos Norte e Leste (Foto: Ministério da Integração Nacional)

No primeiro trecho (1N), que estava sob a responsabilidade da construtora Mendes Júnior, os trabalhos foram interrompidos após a empresa alegar incapacidade financeira e técnica para continuar os trabalhos.

As informações do Ministério da Integração Nacional são de que no último dia 13 de março, a Comissão Permanente de Licitação do Ministério da Integração Nacional habilitou o Consórcio para reabilitar os serviços no trecho. Os recursos apresentados pelas empresas concorrentes estão em fase de análise e a comissão tem até 31 de abril para publicar o resultado.

Atualmente, mais de 4 mil trabalhadores atuam nas obras dos eixos Norte e Leste da transposição. A previsão do Ministério da Integração é que os estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte recebam as águas do “Velho Chico´ no segundo semestre de 2017, após a contratação da nova empresa do Eixo Norte (N1).

Assista ao vídeo:

 

Por Felipe Azevedo e Normando Sóracles
Com Parceria Site Miséria.com.br

249 total views, 1 views today

ComentáriosComentários