JPMotos
Concurso da PM do Ceará está nos últimos dias de inscrição
20 de agosto de 2016 às 08:22

20160820065059_9343_capa

Serão encerradas, nesta segunda-feira (22), as inscrições para o concurso da Polícia Militar do Estado do Ceará (PM/CE), que visa a contratação de 4.200 profissionais para o seu quadro de pessoal. As oportunidades são todas para o cargo de soldado PM da carreira de praças da Polícia Militar do Ceará (PM/CE), que apresenta remuneração de R$ 3.134,58. Há 3.990 postos destinados aos candidatos do sexo masculino e 210 chances para o sexo feminino.

Os aprovados serão contratados de forma escalonada entre os anos de 2016, 2017 e 2018, sendo 1.400 ofertas fixadas para cada ano. Não haverá reserva de vagas para pessoas com deficiência, tendo em vista as peculiaridades do exercício das funções inerentes ao cargo de soldado da PM/CE.

São requisitos para concorrer ao cargo possuir o ensino médio ou técnico completo e idade inferior a 30 anos no primeiro dia de inscrição do concurso, aberto dia 22 de julho. Pessoas com menos de 18 anos também poderão se inscrever, desde que tenham atingido a maioridade na data da matrícula do Curso de Formação, última etapa da seleção. Também é preciso ter altura mínima de 1m62cm para homens e 1m57cm para mulheres, e possuir Carteira Nacional de Habilitação (no mínimo, na categoria “B”), entre outras condições.

Como participar

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 22 de agosto pelo site do Instituto AOCP (www.institutoaocp.org.br), organizador do processo seletivo. A taxa de participação custa R$ 100.

Para os candidatos que não têm acesso à internet será disponibilizado um posto de inscrição presencial, situado no Edifício Lobrás, no Centro da cidade (Rua Barão do Rio Branco, 1071, sala 923). O horário de funcionamento é de 8h às 12h e de 13h às 17h e o posto irá funcionar nesta segunda (22), último dia de inscrição.

A primeira etapa da seleção será realizada por meio de prova objetiva a ser aplicada no dia 25 de setembro na cidade de Fortaleza/CE com duração de quatro horas. O exame será composto por 120 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, atualidades, matemática, raciocínio lógico, informática e conhecimentos específicos.

O Instituto AOCP, organizador do certame, costuma aplicar o exame objetivo no modelo tradicional, com cinco alternativas de resposta sendo apenas uma correta. No entanto, desta vez, a banca baseará sua avaliação no estilo do Cespe/UnB, que apresenta as questões com apenas duas alternativas: certo ou errado. Em vez de escolher uma entre as cinco respostas, o candidato deve julgar um a um os itens das questões, e cada erro anulará um acerto na conta da nota final.

Vale ressaltar que o Cespe foi o organizador do último concurso para soldado da Polícia Militar do Ceará.

Os candidatos aprovados na primeira etapa do concurso da PM/CE também passarão por inspeção de saúde (exames médico, odontológico, biométrico e toxicológico) e por último, o Curso de Formação Profissional (CFP), no qual serão submetidos, ainda, à avaliação psicológica, avaliação de capacidade física, investigação social e avaliação do curso de formação profissional.

O CFP será realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) e terá carga horária de 1.020 horas/aula. O curso será presencial e em regime de dedicação exclusiva, período em que o aluno-candidato receberá uma bolsa de custeio.

Os candidatos também devem estar preparados para serem submetidos à avaliação de capacidade física. Candidatos do sexo masculino terão que fazer, no mínimo, três flexões na barra fixa, 35 abdominais, e correr 2.300 metros em 12 minutos. As candidatas do sexo feminino terão que permanecer por 8 segundos na posição de flexão estática (na barra fixa), fazer 28 abdominais, e correr 1.900 metros em 12 minutos. Cada teste pode ser realizado em até duas tentativas, com exceção da corrida (apenas uma tentativa).

Último concurso

A última seleção para o cargo de soltado ocorreu em 2011. Ao todo foram oferecidas 1.000 vagas, sendo 950 para homens e 50 para mulheres. A organizadora, como já mencionado, foi o Cespe/UnB. Neste concurso foram registrados 40.805 inscritos, o que correspondeu a cerca de 40 candidatos por vaga. O total de aprovados na seleção foi de 5.318 (5.052 homens e 266 mulheres).

Fonte: Diário do Nordeste

158 total views, 1 views today

ComentáriosComentários