JPMotos
Jucás: mulher de 58 anos é internada com raiva humana após ser mordida por sagui
4 de fevereiro de 2025 às 17:20
61
Visualizações

Uma mulher de 58 anos foi diagnosticada com raiva humana após ser mordida por um sagui em Jucás, no Centro-Sul do Ceará. A análise do exame foi realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/CE) e confirmada pelo Instituto Pasteur, em São Paulo. A mulher está internada no Hospital São José (HSJ), em Fortaleza, unidade referência em Infectologia.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a paciente não havia sido vacinada após o acidente, que ocorreu em novembro do ano passado. Ela buscou atendimento somente no último dia 27, em um hospital do município, com náuseas, dificuldade de engolir e de falar e hidrofobia (aversão à água), sintomas característicos da doença.

Entre 2008 e 2024, o Ceará registrou seis casos de raiva humana nos municípios de Camocim, Chaval, Ipu, Jati, Iracema e Cariús, conforme boletim epidemiológico disponível no site da Sesa. Em 17 anos, esse é o quinto caso de raiva humana transmitida por saguis, primatas de pequeno porte conhecidos popularmente como soins.

Após a última confirmação, a Sesa realizou inquérito epidemiológico e busca ativa de animais silvestres em Jucás. A equipe também intensificou ações de educação em saúde para profissionais da assistência e Agentes de Combate às Endemias.

“Estivemos presencialmente e também realizamos uma webconferência sobre as profilaxias pré e pós-exposição. Estamos trabalhando de forma integrada com a imunização e o controle animal”, disse a articuladora do Grupo Técnico de Zoonoses da Sesa, Kellyn Cavalcante.

Por Rogério Brito
Com Parceria Site Miséria.com.br