JPMotos
PRF debate transporte de romeiros no Nordeste
25 de maio de 2016 às 12:01

20160525110934_3689_capa

A pastoral de Romarias de Juazeiro do Norte deve se reunir com representantes das superintendências da Polícia Rodoviária Federal (PRF) dos Estados do Nordeste para uma audiência pública sobre o transporte de romeiros. A audiência ocorre na próxima sexta-feira (27), no Auditório do SESC-Juazeiro, às 8h, e reunirá diversos líderes religiosos e autoridades para debater as situações que envolvem as romarias para a Terra do Padre Cícero.

A intenção é encontrar alternativas para conciliar as regras do Estado com a fé e a tradição existente no coração do povo romeiro, conforme o representante da comissão de romarias em Juazeiro do Norte, professor José Carlos dos Santos. Abusos de poder, intolerância religiosa serão temas que devem entrar na pauta durante a audiência que será aberta ao público.

Na oportunidade estará presente o Superintendente da PRF do Ceará, Stênio Pires Benevides, que é sensível a causa, segundo contou José Carlos dos Santos. “Padre Murilo conseguiu, num momento em que houve muitas perseguições aos romeiros, articular politicamente para que a coisa acontecesse com tranquilidade. Agora, é uma grande vitória para a comissão de romaria realizar o mesmo feito e tentar resolver o problema”, disse o Professor.

Também são esperados representantes dos romeiros do Ceará e de estados vizinhos para fortalecer a luta pela escolha sobre a opção de transporte dos fiéis que vêm em romaria pagar suas promessas em Juazeiro, além e outros centros religiosos do Nordeste.

Sobre o problema

Em 30 de outubro de 2015, os fiscais da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apreenderam várias topiques  e ônibus e multaram motoristas sob alegação de que eles não teriam autorização para realizar o transporte. A situação desencadeou um protesto dos romeiros que provocou o fechamento de várias ruas da cidade.

Em outras oportunidades, romeiros que se deslocavam para Juazeiro e Canindé tiveram que continuar o percurso a pé ou voltar para o lugar de origem por determinação de agentes de trânsito que realizavam a fiscalização.

Com parceria Miseria

131 total views, 1 views today

ComentáriosComentários