JPMotos
Sem doações, Irmãs “netas” do Padre Cícero têm dificuldade para manter tradição
24 de março de 2017 às 08:24

A tradicional distribuição do enorme bolo do Padre Cícero que acontece há quase quatro décadas na praça do Socorro, em Juazeiro do Norte, este ano não será completa.

Sem as doações, as irmãs gêmeas Cícera e Romana, netas adotivas do Padre Cícero, não conseguiram fazer o bolo de 173 metros, que custa cerca de 20 mil reais, para acompanhar a idade do fundador da cidade.

Essa é a primeira vez, desde que começaram a fazer o bolo de acordo com a idade do padre, que elas não conseguiram arrecadar fundos o suficiente para confeccionar o doce que este ano teria 173 metros. A estimativa é que apenas 25 metros sejam distribuídos aos que comparecerem à festa.

A iniciativa é particular e, todos os anos, conta com a ajuda de alguns comerciantes, autoridades e simpatizantes da causa. Em 2016, Cícera diz que um candidato à prefeito fez questão de auxiliá-la e patrocinou o bolo, prometendo fazer o mesmo este ano. Mas, pouco antes do carnaval, cancelou a ajuda e vetou o patrocínio.

Isso fez com que as irmãs tivessem sair novamente em busca de possíveis doadores. Ao chegar em algumas lojas do comércio, maior que a estátua do Padre Cícero na porta da loja, era o não que a gente recebia”, conta uma das irmãs. Isso fez com que elas acumulassem uma dívida de aproximadamente 10 mil reais para que a tradição não se perdesse.

A distribuição do bolo acontece todos os dias 24 de março, dia que se comemora na cidade o aniversário do seu fundador, Padre Cícero. Uma programação durante toda esta semana foi montada em torno desta temática. Um dos pontos de destaque da agenda é o V Simpósio Internacional sobre o Padre Cícero, que aconteceu entre os dias 20 e 24 deste mês.

As festividades, atrações musicais e o simpósio são iniciativas que têm participação da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, juntamente com as secretarias de Turismo e Cultura.

Por Felipe Azevedo/Agência Miséria
Miséria.com.br

169 total views, 1 views today

ComentáriosComentários