Após o Governador do Ceará, Elmano de Freitas, deixar claro sua insatisfação com a segurança no Estado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) anunciou, nesta segunda-feira (3), a troca do Comando-Geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O novo agente, coronel Sinval Sampaio, assume a função no lugar do também coronel Klênio Sávyo, que estava no cargo desde o início da gestão do governador Elmano de Freitas (PT), em 2023.
A declaração sobre a “insatisfação com a segurança no Ceará” foi dada pelo gestor nesta segunda-feira (3), em entrevista coletiva na sessão solene de instalação da 3ª Sessão Legislativa da 31ª Legislatura na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). “Eu estou muito insatisfeito com os resultados que nós alcançamos. Nós permitimos que não aumentasse a violência, mas a redução é muito pequena, portanto, isso exige de nós mais trabalho ainda, muito mais trabalho, para poder entregar a paz e a segurança que nosso povo reclama”.
O coronel Sinval Sampaio está na Polícia Militar desde 1994 e ascendeu ao posto de coronel em 2024. O agente é bacharel em Segurança Pública pela Academia General Facó e bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul. Segundo a nota da SSPDS, Sinoval tem especializações em Ciências Jurídicas (Universidade Cruzeiro do Sul) e em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (Universidade de São Paulo). Tem carreira de operações e gestão de segurança pública desenvolvida por mais de 30 anos, com atuação em diversos setores da PMCE, da SSPDS e da Casa Militar do Governo do Ceará.
Por Rute Oliveira
Com Parceria Site Miséria.com.br