JPMotos
Santa Helena-PB: Senhor do Sitio Melancias e picado por aranha e veja como ele fico.
29 de abril de 2016 às 07:52

13101009_10202012492631922_1648645763_n

Segundas informações de um grupo de amigos via Whatsapp da nossa vizinha cidade um senhor do Sitio Melancias distrito de Santa Helena Paraíba conhecido por Ricardo Rolim sofreu duas picadas de uma aranha ROXA, e veja como ele fico.

Então ai vai alguma dicas para quem for picado por uma aranha.

13101212_10202012492671923_1380828770_n

Senhor de Santa helena foi picado na mão!

Como Identificar uma Picada de Aranha

Há milhares de espécies de aranhas no mundo todo, mas a grande maioria delas tem presas curtas demais ou muito frágeis para penetrar a pele humana. Sendo assim, picadas de aranha raramente levam ao óbito, dependendo da espécie.[1] No entanto, elas podem machucar bastante e, algumas vezes, podem até provocar uma reação sistêmica causada pelo veneno. As duas espécies mais perigosas e mais preocupantes no Brasil são a armadeira e a aranha marrom.[2] É importante saber identificar se uma picada é de aranha ou de outros insetos para que se possa avaliar a gravidade e a necessidade de buscar atendimento médico ou não.

Parte 1 de 2: Identificando picada de aranhas comuns

728px-Identify-a-Spider-Bite-Step-1-Version-2

1 – Procure um ferimento com dois furos. Uma picada de uma viúva negra geralmente dói de imediato e pode ser diferenciada de picadas de outras aranhas e insetos pela marca deixada na pele.[3] Muitas vezes a picada de uma viúva negra é um pouco dolorosa, pois essa aranha tem presas longas e afiadas, mas às vezes ela pode ser indolor. Depois da picada, os dois furos começam a ficar vermelhos e inflamados e a formar um nódulo. A sensibilidade no local tende a aumentar e a se espalhar em uma hora.

  • Preste atenção a efeitos colaterais mais graves, como cãibras severas (principalmente no abdômen), excesso de suor em volta da mordida, náusea, dor de cabeça, calafrios e aumento da pressão sanguínea. Todos estes sintomas são reações ao veneno neurotóxico.[4]
  • O antídoto para o veneno da viúva negra é aplicado caso a picada provoque dor severa e outros sintomas. Ele pode ser administrado por injeção na coxa ou por meio intravenoso (soro) por um médico. No entanto, o antídoto pode causar reações alérgicas graves que pioram ainda mais os sintomas do envenenamento.
  • Para identificar mais facilmente, saiba que a viúva negra é brilhante, arredondada e tem uma mancha vermelha em forma de diamante (ou ampulheta) na parte de baixo da barriga. No Brasil, ela é encontrada com mais facilidade em praias e no Nordeste.

O que acontece se for picado por aranhas?

Gênero Loxosceles (aranha-marrom)

 

Inicialmente a picada da aranha-marrom passa desapercebida e a sensação é de uma queimação. O problema se revela quando a peçonha começa a fazer os efeitos  (ação hemolítica e neurotóxica) e que podem ser de duas maneiras:

 

Loxocelismo cutâneo: 12-24 horas depois aparecem as manifestações na pele: bolhas, vermelhidão, dor local, inchaço e calor.  A lesão evolui com uma mancha roxa central e pontos de necrose (morte tecidual), circundada por um anel claro (indicando a falta de oxigênio) e um avermelhado, mais externamente (vermelhidão).

 

Loxocelismo cutâneo-visceral: nesse caso, além do quadro cutâneo, ocorrem dores de cabeça, náuseas, vômitos, urina de cor amarronzada (perda de sangue pela urina),  e anemia aguda. Pode tornar-se muito mais grave se a coagulação do sangue progredir para dentro do sistema circulatório e afetar os rins, causando a sua falência.

 

A cicatrização é bastante difícil. A foto acima ilustra como o paciente ficou 24 horas após a picada de uma aranha-marrom. Saiba mais sobre loxoscelismo (Atenção: figuras são impactantes).

 

Mecanismo de ação do veneno: o principal componente parece ser uma enzima (esfingomielinase-D) que direta ou indiretamente destrói a membranas celular das hemácias e do endotélio vascular, o que explica o efeito hemolítico. O local sofre uma uma inflamação e obstrução dos pequenos vasos causando a necrose.

 

Gênero Latrodectus (viúva negra)

 

Picada: forma-se uma bolha avermelhada acompanhada de sudorese localizada.

 

Efeito do veneno: a dor piora após a picada.  Podem ocorrer tremores, ansiedade, excitabilidade, insônia, dores de cabeça, coceira, vermelhidão da face e do pescoço. Em termos musculares, a vitima fica agitada e em posição de membros fletidos quando deitado, dores muito intensas na parede abdominal. A pálpebra também pode ficar caída.  Há náuseas, vômitos, priapismo (nos homens, ereção continua e dolorosa), sensação de morte iminente, aumento e queda de freqüência cardíaca.

 

Mecanismo de ação do veneno (alpha-latrotoxina) age sobre as terminações nervosas sensitivas causando intensa dor no local da picada. Outra ação é sobre as terminações nervosas do sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático e nas junções neuromusculares.

 

Gênero Phoneutria (armadeiras)

 

Picada: dor e inchaço locais, vermelhidão e sudorese.

 

Efeito do veneno: alterações cardiovasculares e neurológicas, hipertensão arterial, taquicardia, arritmia e, em casos considerados severos, distúrbios visuais e convulsões, náusea, vômitos, salivação, diarréia e priapismo.

 

Mecanismo de ação das toxinas: despolarização direta das terminações nervosas sensitivas, motoras e do sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático. É possível que além da contração da musculatura lisa vascular, as toxinas podem aumentar a permeabilidade dos vasos, envolvendo, inclusive o óxido nítrico.

795 total views, 2 views today

ComentáriosComentários