JPMotos
Intenção de voto de leitores indica Lula e Bolsonaro como mais votados em 2018
23 de fevereiro de 2017 às 09:20

Com a relativa aproximação das Eleições em 2018, o Site Miséria realizou uma enquete para saber dos leitores em quem votariam para ocupar o cargo de Presidente da República no ano que vem. Com a polarização e a crise política pela qual o país perpassa, o quadro do próximo pleito ainda é incerto e, portanto, esse tipo de sondagem serve para traçar melhor o cenário de disputa que deverá ser apresentado aos brasileiros.

A pesquisa contou com a participação de 1481 leitores, que, ao votar, se identificaram como homens (1139) ou mulheres (342). O Miséria elegeu 10 possíveis candidatos à presidência, para tornar a enquete mais democrática e expressiva possível.

Em primeiro lugar na opinião dos leitores acerca de quem deve governar o Brasil a partir de 2018, está o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), que contou com 46,19% dos votos. Lula, após dois mandatos como presidente, hoje figura como umas das lideranças políticas mais influentes do país e, apesar de ter seu nome citado na Operação Lava Jato, continua como favorito na disputa.

Em segundo lugar está o Deputado Federal Jair Bolsonaro (PSC), com 18,57% das intenções de voto. Bolsonaro se destaca na mídia com frequência por defender o Regime Militar e ostentar posições consideradas conservadoras. Seu posicionamento de extrema direita vem ganhando força principalmente nas redes sociais, onde costuma interagir com o público em seus perfis oficiais.

O juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato figura o terceiro lugar na pesquisa. Com 9,25% dos votos, Moro é tido como “herói” por alguns simpatizantes da operação anti-corrupção mais importante em curso no Brasil. Apesar de não ter indicado intenções de se candidatar, o juiz federal conta com expressiva popularidade no país.

O cearense Ciro Gomes (PDT), que é ex-ministro do Governo Lula, recebeu 8,58% dos votos na pesquisa. Ciro, em frequentes aparições na televisão e em vídeos na internet, já sinalizou a intenção de disputar o pleito em 2018. Ele figura como uma força à esquerda, pautando o setor econômico e a renegociação da dívida pública como uma de suas principais sugestões em um eventual governo.

Atual prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB) conta com 7,56% dos votos. Logo em seguida, em sexto lugar, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e hoje aposentado, Joaquim Barbosa, com 2,97%. Em sétimo, o Governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que também acumulou 2,97% dos votos.

Aécio neves (PSDB), Marina Silva (REDE) e José Serra (PSDB), completam a lista com 2,43%, 1,15% e 0,34% das votações, respectivamente.

Por Felipe Azevedo/Agência Miséria
Com Parceria Site Miséria.com.br

236 total views, 4 views today

ComentáriosComentários