Ceará tem a pior cobertura vacinal do país com a 1ª dose e cobra mais imunizantes do Ministério da Saúde

Ceará tem a pior cobertura vacinal do país com a 1ª dose e cobra mais imunizantes do Ministério da Saúde

Ceará tem a maior taxa de população adulta que não recebeu nem a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A informação é do informe técnico do Ministério da Saúde. De acordo com o boletim, mais de 2 milhões de cearenses ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Outros 2.900.684 de cearenses adultos ainda não receberam a segunda dose do imunizante.

Desde julho o Governo do Ceará e o Ministério Público questionam o Ministério da Saúde pelo envio de doses ao estado abaixo do esperado.

Em uma ação na Justiça, o Ministério Público pede que sejam enviadas um total de 1.440.932 de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para corrigir o déficit decorrente das doses enviadas a menos nos grupos prioritários de idosos e profissionais de saúde, “já que a distorção na distribuição das vacinas para o Ceará vem ocorrendo desde o início da campanha de vacinação contra Covid no Brasil”.

Novos lotes de vacina

O Ceará recebeu, nesta segunda-feira (16), um novo lote com 107.640 doses de vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19. A nova remessa vai reforçar a aplicação de primeira dose (D1) e segunda dose (D2) no estado.

O governo estadual espera receber ainda 124.500 doses de Oxford/Astrazeneca — esta para ser utilizada na aplicação de D2. Os novos lotes foram anunciados pelo governador Camilo Santana (PT) neste domingo (15).

“Mais dois lotes de vacinas contra a Covid chegam nesta segunda-feira ao Ceará, com 232.140 doses. Serão 107.640 da Pfizer, com previsão de chegada para 12h20; e 124.500 da AstraZeneca (22h)”, publicou o governador.

“Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas da Pfizer deverão ser utilizadas para D1 e D2, enquanto a AstraZeneca será usada para aplicação da segunda dose. Seguimos firmes na luta para vacinar todos os cearenses o mais rápido possível”, complementou Camilo.

Fonte: G1 CE

Valdecir Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *