Polícia Civil captura integrantes de grupo criminoso em Caucaia

Polícia Civil captura integrantes de grupo criminoso em Caucaia

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) capturou dois homens suspeitos de integrar um grupo criminoso com atuação na cidade de Caucaia – Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Ceará. As capturas aconteceram no domingo (17) e nesta segunda-feira (18), no âmbito da operação Profilaxia V, coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), visando desarticular grupos criminosos envolvidos com homicídios, comercialização e distribuição de armas e tráfico de drogas. Uma das prisões contou com apoio da Delegacia Metropolitana de Caucaia.

Na tarde desta segunda-feira (18), a Draco da PC-CE, com apoio da Delegacia Metropolitana de Caucaia, prendeu Ailton Ferreira Cruz (32). Ele também foi encontrado no bairro Itambé. Contra ele, também constava um mandado de prisão preventiva pelo crime de integrar organização criminosa com os agravantes do uso de arma de fogo e participação de adolescentes; além de associação para o tráfico de drogas com agravantes pelo uso de arma de fogo, com participação de adolescentes e financiamento para o tráfico de drogas.

Já nesse domingo (17), Daniel Diógenes dos Santos (25), com antecedentes por tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa, foi localizado no bairro Itambé, em Caucaia. Contra o investigado, constava um mandado de prisão preventiva por organização criminosa.

Ailton e Daniel eram alvos da ofensiva deflagrada no último dia 5. Com as prisões, ambos foram colocados à disposição do Judiciário.

Operação Profilaxia

Intitulada como Operação “Profilaxia” que significa prevenir, a ofensiva visa descapitalizar e desmembrar grupos que atuam em vários municípios do Ceará. Com as duas prisões, são 46 capturados na ofensiva.

Em coletiva de imprensa realizada no último dia 5 de agosto, o delegado titular da Draco, Alisson Gomes, explicou que o trabalho auxilia na redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs). “Nosso foco é dar um baque tanto na logística como no financeiro de todos os grupos criminosos que atuam no município de Caucaia, mesmo os que estão residindo em outros municípios. Reforçamos a estratégia da Secretaria da Segurança Pública (SSPDS) que é atacar e diminuir o poder aquisitivos desses grupos e, consequentemente, diminuímos os índices de crimes contra o patrimônio e, principalmente, a diminuição de crimes contra a vida, praticados por esses indivíduos”, pontuou.

Denúncias

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a população pode repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. As denúncias podem ser feitas via 181, ou enviando mensagem para o WhatsApp (85) 3101-0181 do Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A unidade especializada da PC-CE mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Com Informações Policia Civil

Valdecir Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *