Ceará tem 23 casos confirmados de varíola dos macacos, informa Sesa

Ceará tem 23 casos confirmados de varíola dos macacos, informa Sesa

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou nesta quarta-feira (17), que o estado soma 23 casos confirmados de monkeypox, mais conhecida como varíola dos macacos. Dos nove novos casos, oito são residentes em Fortaleza e um residente em Jijoca de Jericoacoara.

Do total de pacientes que tiveram confirmação para a doença, 20 moram na Capital cearense, um no município de Russas, um em Jijoca de Jericoacoara e outro em Sobral. De acordo com a pasta os pacientes têm idades entre 18 e 43 anos. Todos são do sexo masculino.

“Oito dos casos confirmados em Fortaleza são autóctones, ou seja, de transmissão local, o que configura indicativo da transmissão comunitária do vírus no município”, informa a Sesa.

Em todas as notificações, segundo a pasta, foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento.

Até a última sexta-feira (12), o Ceará somava 263 casos notificados de monkeypox. Destes, 88 haviam sido descartados laboratorialmente.

Por Viviane Bastos
Com Parceria Site Miséria.com.br

Valdecir Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *